quarta-feira, maio 11, 2016

Erro médico é a terceira principal causa de morte nos Estados Unidos

Medical Error Is Third Leading Cause of Death in US
Erreur médicale est la troisième principale cause de décès aux États-Unis

Leia na fonte (AQUI em inglês)

Depois das doenças cardíacas e do câncer, os erros médicos são a terceira mais importante causa de morte nos Estados Unidos. 
A esta conclusão chegaram os doutores Martin A. Makary e Michael Daniel, ambos do Departamento de Cirurgia da Johns Hopkins University School of Medicine em Baltimore (USA).  
A matéria foi pulicada 03 de maio do corrente no The BMJ.
Como pode? O país venerado como o mais avançado em tecnologias médicas apresenta tal incidência de erros médicos?
Pois bem, eles primeiramente revelam que o CDC (Centers for Disease Control and Prevention) não detecta nem informa sobre esses erros, na medida em que eles não são inseridos nos certificados de óbitos. 
Estes certificados que nomeiam as causas dos óbitos se baseiam na CID (Classificação Internacional de Doenças) publicada pela OMS (Organização Mundial de Saúde). 
E, nesta Classificação, não constam causas determinadas por erros humanos. Diz a matéria que outros 117 países usam o CID como indicador da saúde primária. Portanto, o problema não envolve apenas os EUA.
“No momento, as doenças cardíacas e o câncer recebem atenção prioritária dos agentes da saúde pública com base nos dados de óbitos catalogados com base no CID”; e “uma vez que os erros médicos não aparecem nesta lista, o problema não recebe a devida atenção”.

Acrescentam os autores: As taxas de incidência de mortes atribuídas a erros na assistência médica não são reconhecidas em nenhum método de coleta de estatísticas nacionais. O sistema de codificação médica, tal como usado atualmente, foi projetado para maximizar o faturamento dos serviços médicos e não para coletar estatísticas de saúde. ” 
Donde se conclui que causas de morte não vinculadas à CID, tais como erros de diagnóstico, cuidados inadequados, exames inapropriados, intervenções indevidas ou desnecessárias, e que resultem em óbito não são detectadas.
Quem desejar mais detalhes da matéria pode ver em The BMJ

Resumo da matéria:
  • Os certificados de óbitos usados nos EUA (e outros países, Brasil incluído) não são apropriados para o reconhecimento do erro médico.
  • Se o erro médico fosse uma doença, estaria entre as três primeiras causas de óbito nos EUA (segundo o trabalho acima comentado).
  • O sistema de estatística em saúde nacional deve ser revisto a fim de facilitar o entendimento dos óbitos decorrentes dos cuidados médicos.

2 comentários:

Fernando disse...

Boa tarde, Doutor.

Tive uma TVP na pantorrilha mês passado e comecei o tratamento com Xarelto, cheguei até a diminuir a dose diária para 20mg.
Porém mesmo tomando o remédio religiosamente apareceu TEP segmentar. Nas pernas não tem mais nada. Saí do CTI e estou no quarto.

É seguro seguir tomando Xarelto ou devo mudar para o Marevan (Ainda estou internado tomando Clexane)?

Pense livre on line disse...

Caro Fernando, o tratamento da TVP pode variar de acordo com a preferência do médico assistente. Portanto você deve seguir rigorosamente as orientações da equipe que está lhe assistindo.